Atendimento : (21) 2521-4495

Nosso Jornal

Em outubro de 1979, a comunidade de saúde mental do Rio de Janeiro era brindada com o lançamento do jornal GRADIVA, publicação que durante 14 anos, sob a batuta da SPAG-RJ, ofereceu a psicanalistas, psicólogos, psiquiatras “um foro de debates psicodinâmicos, uma tribuna de defesa profissional, um veículo de informação, um espaço para o encontro das diferentes tendências sem discriminações.

A seguir, na íntegra, o texto de abertura do jornal:

  • A Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo do Rio de Janeiro sente-se orgulhosa em apresentar GRADIVA, jornal científico e instrumento de ação para divulgar, informar e debater as questões que se colocam para os profissionais de saúde mental. Nossos objetivos científicos vão além dos interesses das grupoterapias – pretendemos publicar e trazer à discussão temas significativos para a psiquiatria, psicanálise, psicologia, bem como assuntos correlatos a nossa atividade profissional.
    Vamos buscar uma linguagem capaz de tornar agradável a leitura de um trabalho científico e tentaremos ir ao encontro das necessidades dos que trabalham com a saúde mental. Mais que isso: desejamos abrir espaço para a produção científica dos jovens profissionais com seus questionamentos e indagações. As publicações científicas brasileiras, em particular aquelas voltadas para a psiquiatria e psicanálise, são sisudas, com restrita tiragem, pouco divulgadas, afugentando leitores e colaboradores. GRADIVA pretende ser diferente: um foro de debates psicodinâmicos, uma tribuna de defesa profissional, um veículo de informação, um espaço para o encontro das diferentes tendências sem discriminações.
    Inspiramo-nos em Freud quando em 1907 publicava Delírios e Sonhos de Gradiva de Jensen, uma interpretação psicanalítica de uma obra literária. Freud também buscava uma nova linguagem para entender os homens e suas ações. GRADIVA simboliza a coragem de buscar o novo. Desejamos encontrar a todos nessa procura.

É com muito prazer que disponibilizamos no link “JORNAL GRADIVA” versão digitalizada de edições do jornal. Trata-se de um importante resgate da memória do cenário psicanalítico dos anos 80/90 e do lugar ocupado pela SPAG nesse cenário, desde sempre comprometida com o fortalecimento e a difusão da psicanalise.

Em “OUTRAS PUBLICAÇÕES” pretende-se um espaço de circulação do saber psicanalítico e de outros saberes afins, através da divulgação de artigos inéditos ou não. Boa leitura!

 

         

 

Endereço

Av. Nossa Srª de Copacabana, nº1.183 / 604
Copacabana - Rio de Janeiro
CEP: 22.070-010

Visitantes Online

Acesso Restrito

cx de email

Facebook